Wayfarma
Cliente
Wayfarma
Serviços
– Branding
– Growth and Performance
– Digital Experience
Desafio
A Spotmarket foi desafiada, por um grupo de Farmácias da zona de Lisboa, a criar uma nova marca e loja online. O objetivo era criar uma extensão do negócio que considerasse o potencial de diversificação do portfólio de produtos para além de categorias de “farmácia”, mantendo, ainda assim, uma ligação visual à marca original.
Um novo E-commerce de Saúde e Beleza
branding
O processo de branding da Wayfarma teve em conta o posicionamento pretendido pela marca no mercado, assim como o respeito pela imagem original das farmácias físicas. Outro ponto importante quando se desenha uma marca de natureza digital é a sua adaptação e variação para os diferentes formatos dos diversos canais onde estará representada, como website, redes sociais, emails, etc..
Após estudos, testes e algumas iterações entre as partes, surgiu uma identidade gráfica moderna, apelativa e bastante flexível em termos de representação.
Para além do logotipo, a Spotmarket desenhou todo o economato e packaging da Wayfarma.
Mais recentemente, após um ajuste do posicionamento da marca e da estratégia de negócio, as cores principais foram alteradas para tonalidades mais femininas.
Digital Experience
A Spotmarket, juntamente com a Yomp, desenhou e desenvolveu a plataforma tecnológica de e-commerce da Wayfarma. Com base numa metodologia de desenvolvimento Agile, a plataforma de E-commerce tem vindo a ser evoluída, com introdução constante de melhorias e novas features.
O projeto envolveu, desde o início, integrações específicas e necessárias à sua operação, como foi o caso da integração com o ERP Sifarma.
Para além do projeto de e-commerce em si, implementamos uma ferramenta de comparação e automação de preços (YPrice), com base nos preços de concorrentes, o que ajuda a Wayfarma a garantir competitividade no mercado.
Tecnologias
Integrações
Growth and Performance
Colocar uma marca nova de e-commerce no mercado é sempre um processo desafiante e que requer investimento, de tempo e de recursos.
Desta forma, o foco inicial passou por divulgar a marca Wayfarma e gerar tráfego para a loja online, à medida que, com o devido tracking, íamos criando as audiências mais pertinentes.
Ao mesmo tempo, iniciou-se uma estratégia de comunicação nas redes com conteúdos ajustados perfil da marca e ao público-alvo.
No espaço de 24 meses a Wayfarma passou de um perfeito desconhecido para uma marca emergente no setor de e-commerce de saúde e beleza.
A Spotmarket colabora com a Wayfarma no âmbito das seguintes competências de Growth and Performance:
- Analytics & Tracking
- Google Ads
- Meta Ads (Facebook / Instagram)
- SEO
- Automação de Marketing
Principais Resultados*
*Período em análise: 2022
Tecnologias