Cliente
BCN
Serviços
– Branding
– Content Creation
– Growth and Performance
– Digital Experience
Desafio
Integrado no Grupo IMPAR, o Banco Caboverdiano de Negócios é o 1º banco privado e 100% caboverdiano.
No seguimento de um rebranding profundo, o BCN e a Spotmarket iniciaram uma colaboração de 12 meses que tinha como objetivos principais a realização da transição de toda a imagem institucional e a definição da estratégia de comunicação e de marketing do banco.
Articulados com o departamento de marketing e comunicação do BCN, iríamos preparar e implementar um extensivo plano de ações de comunicação direcionado a todos os stakeholders do banco.
Rebranding e início de uma estratégia integrada de comunicação
branding
O processo de Branding de uma instituição financeira acarreta um exigente trabalho de design, já que existem diversos materiais gráficos, tanto de impressão como digitais.
Com foco num reposicionamento da marca e culminando numa extensiva campanha institucional, desenhamos e adaptamos todos os materiais com a nova identidade gráfica, nomeadamente desde o economato até aos outdoors, cartazes, lonas exteriores, decoração de agências, fardamento, entre muitos outros.
Content Creation
Responsáveis pela estratégia, planeamento e criação de todo o conteúdo comunicacional, a Spotmarket desenvolveu, durante 1 ano, todos os conteúdos a serem utilizados quer nas redes sociais, nas newsletters ou na imprensa.
Um dos principais projetos de planeamento e criação de conteúdo focou-se na campanha institucional com o slogan “As mãos unem”, que viria a marcar o reposicionamento da marca no mercado e envolveu diversos canais de media, como redes, revistas, jornais e TV.
Digital Experience
O projeto de desenvolvimento do website do BCN começou algum tempo depois do início da nossa colaboração. Estando atingida a meta da definição do branding, começamos então e analisar o website (que já se encontrava num estado de desenvolvimento) e começamos a estudar e a definir, ao nível de UX/UI, o que seria o novo website do BCN.
Após a definição da estrutura e layout gráfico, desenvolvemos todas as componentes do website assim como garantimos as integrações necessárias ao seu funcionamento.
A última fase envolveu a colocação e revisão de todo o conteúdo no website.
Tecnologias
Growth and Performance
Ao longo do período de colaboração, os objetivos do BCN em termos de performance passaram, principalmente, por reach e tráfego.
A publicidade paga concentrou-se no Facebook e Instagram, resdes com maior taxa de penetração em Cabo Verde. Além disso, reativamos e desenvolvemos a área de email marketing com a introdução de newsletters de frequência fixa, tanto para divulgação de produtos e serviços como para aumento do engagement dos clientes om a marca.
Ao longo da nossa colaboração, desenvolvemos juntamente com o BCN:
- Consultoria Estratégica
- Analytics & Tracking
- Meta Ads (Facebook / Instagram)
- SEO
- Email Marketing
Principais Resultados*
*Período em análise: 2021 a 2022
Tecnologias