Nos dias de hoje, a publicidade no Facebook tornou-se uma ferramenta essencial para qualquer negĂłcio, desde as grandes marcas internacionais como o McDonald ‘s aos pequenos negĂłcios locais como a Tasca do LuĂs.
Independentemente da dimensĂŁo da tua empresa, estar presente nas redes sociais e investir em publicidade nestas plataformas Ă© crucial. No entanto, gerir um negĂłcio envolve uma ampla gama de conhecimentos, que vĂŁo desde contabilidade e direito atĂ© economia e logĂstica.
à por isso que gerentes de empresas, habitualmente, contratam especialistas nas mais diversas åreas para garantir o sucesso do negócio. Por exemplo, quase todas as empresas contratam contabilistas para assegurar o cumprimento das normas legais e fiscais, garantindo também que o negócio seja financeiramente sustentåvel.
EntĂŁo, por que nĂŁo aplicar o mesmo ao marketing digital, especialmente Ă publicidade no Facebook e Instagram?
Em negĂłcios com orçamentos de marketing mais reduzidos, Ă© comum que as tarefas de comunicação e publicidade em redes sociais sejam atribuĂdas a alguĂ©m que jĂĄ desempenha outras funçÔes na empresa, fazendo este trabalho de forma secundĂĄria.
Nos dias que correm, lançar campanhas e esperar que os resultados apareçam não é suficiente. à preciso dominar um conjunto de conhecimentos técnicos e estratégicos para que o investimento em publicidade nas redes sociais traga resultados concretos e positivos.
No entanto, isto nĂŁo significa que nĂŁo devas ter alguĂ©m âdentro de portasâ com noçÔes bĂĄsicas de publicidade em social media. Mesmo que contrates uma agĂȘncia de marketing para gerir as tuas campanhas, Ă© importante que alguĂ©m na empresa compreenda o essencial.
Dessa forma, todos os gerentes, CEOs e/ou diretores de negĂłcios devem estar familiarizados com as principais mĂ©tricas da publicidade no Facebook e Instagram. Isso garante que, ao analisarem os resultados apresentados pelas agĂȘncias de marketing, saibam exatamente o que estĂĄ a ser discutido e se os objectivos estĂŁo a ser cumpridos.
Quais sĂŁo os conceitos de publicidade no Facebook que devo conhecer quando trabalho com uma agĂȘncia de marketing?
A publicidade no Facebook & Instagram requer conhecimentos sobre inĂșmeros conceitos, siglas e mĂ©tricas. Quem nĂŁo trabalha no ramo pode ficar bulversado com todos esses conceitos. Contudo, para entender os resultados de um relatĂłrio de social media ads apresentado pela agĂȘncia de marketing com quem trabalhas, basta conhecer alguns conceitos simples.Â
Conceitos de publicidade no facebook para e-commerce e serviços online:
- ImpressĂ”es: nĂșmero de vezes que o teu anĂșncio foi mostrado. Esta mĂ©trica Ă© das mais simples de entender. Ă importante para entender que, com um investimento de x euros o teu anĂșncio foi apresentado y vezes.Â
- Alcance: nĂșmero de pessoas Ășnicas que visualizaram o teu anĂșncio. Neste caso, se as impressĂ”es respeitam o nĂșmero de vezes que o teu anĂșncio foi apresentado, o alcance representa o nĂșmero de pessoas que este anĂșncio impactou.Â
Nota: o nĂșmero de impressĂ”es Ă©, normalmente, maior que o alcance, pois um anĂșncio pode ser mostrado mais de uma vez, a mesma pessoa.
- CTR Click-Through Rate (Taxa de Clique): percentagem de pessoas que clicaram no teu anĂșncio. Esta mĂ©trica Ă© muito importante para perceber a eficĂĄcia do teu anĂșncio. Diz respeito ao rĂĄcio entre impressĂ”es e cliques do teu anĂșncio.Â
Quando analisas um report da tua agĂȘncia de marketing esta mĂ©trica permite-te tirar conclusĂ”es sobre a relevĂąncia dos anĂșncios criados.
- Uma taxa de clique elevada significa que o teu anĂșncio Ă© apresentado Ă s pessoas certas e que o mesmo Ă© interessante aos olhos dos utilizadores que sentem curiosidade em saber mais.
- Uma taxa de clique baixa significa que os teus anĂșncios sĂŁo pouco cativos para o pĂșblico alvo ao qual sĂŁo apresentado e que, por consequĂȘncias podes sugerir Ă equipa de marketing rever:
- Ou os criativos do anĂșncio;
- Ou o pĂșblico-alvo;
- Ou ambos, criativos e pĂșblicos-alvo.
- CPC (Custo por Clique): O custo que estĂĄs a pagar por cada clique. Esta mĂ©trica Ă© muito importante para entendermos qual Ă© o custo exato que cada clique no teu anĂșncio tem. NĂŁo existe um valor de CPC mais ou menos adequado,pois essa mĂ©trica Ă© muito volĂĄtil dentro de cada negĂłcio, segmento de pĂșblico alvo e mesmo a fatores como sazonalidade.Â
Nota: analisa bem os relatĂłrios enviados pela tua agĂȘncia de marketing sobre resultados de publicidade no facebook. Assim, vais conseguir entender qual a tendĂȘncia de CPC para o teu negĂłcio e perceber oscilaçÔes anormais, caso as haja.
- ConversĂŁo: refere-se a uma ação especĂfica e valiosa que um utilizador realiza apĂłs interagir com um anĂșncio. Essa ação pode variar de acordo com os objetivos de cada negĂłcio como:
- Compra
- Preenchimento de formulĂĄrio
- Download de um ficheiro
- Contacto telefĂłnico
- CPA (Custo por Aquisição): quanto custa, em média, cada conversão (venda, preenchimento de formulårio, chamada telefónica). Esta métrica é particularmente importante que vai permitir-te medir se o investimento em publicidade em Facebook & Instagram estå a trazer conversÔes por um custo confortåvel de acordo com o preço do teu produto e/ou serviço e as tuas margens de lucro.
Nota: o CPA deve ser analisado de forma personalizada de negĂłcio para negĂłcio e trabalhada ao longo de tempo. Fica atento a esta mĂ©trica nos relatĂłrios de marketing e discute sempre com a tua agĂȘncia de marketing formas e estratĂ©gias para melhorar esta mĂ©trica ao longo do tempo.
- Taxa de ConversĂŁo: Ă© a percentagem de utilizadores que realizam uma conversĂŁo apĂłs interagirem com um anĂșncio. Esta mĂ©trica Ă© muito importante para medir o sucesso das tuas campanhas. Independentemente do teu objetivo: trĂĄfego, engagement, vendas ou subscriçÔes, apĂłs definida a conversĂŁo alvo das tuas campanhas deves estar muito atento e trabalhar juntamente com atua agĂȘncia de marketing para garantir que consegues atingir uma taxa de conversĂŁo confortĂĄvelÂ
- ROAS (Retorno sobre o Investimento PublicitĂĄrio): Ă© uma mĂ©trica que mede a eficĂĄcia de uma campanha publicitĂĄria ao comparar o valor gerado em receita com o montante gasto em publicidade. Ă um dos indicadores mais importantes para qualquer campanha de publicidade paga em e-commerce. De forma muito simples o ROAS diz-te quanto dinheiro geraste com cada 1⏠investido em publicidade no Facebook & Instagram.Â
NOTA: O teu ROAS deve ser sempre superior a 1 (ou 100% se trabalharem em termos percentuais). Aborda sempre esta mĂ©trica com a agĂȘncia de marketing que faz publicidade no Facebook e Instagram para ti. Um ROAS inferior ao valor mencionado significa que ESTAS A PERDER DINHEIRO.
Que tipo de objetivos definir para campanhas de social media?
Além de conhecer as métricas acima referidas é importante que saibas que os teus resultados dependem muito dos objectivos que defines para o teu negócio e subsequentemente para as campanhas de publicidade em social media.
Antes de abordarmos o assunto com a agĂȘncia de marketing, tens de ter bem assente qual o objetivo do teu negĂłcio assim como saber medir o alcance desse objetivo. SĂł depois Ă© que, juntamente com a equipa de marketing, podes definir objetivos para as campanhas de publicidade online, tais como:
- Gerar mais leads
- Aumentar as vendas
- Aumentar a notoriedade
Atenta, que a tua publicidade em social media pode ter um ou mais objetivos, o importante é teres uma estratégia bem alinhada para cada um deles e KPIs definidos para medir o sucesso da tua estratégia.
Cada um destes objectivos requer diferentes abordagens e terå métricas de sucesso distintas.
- Se o objectivo Ă© aumentar vendas deves focar-te no ROAS, CPA e Taxa de ConversĂŁo.
- Se estĂĄs focado em notoriedade o Alcance e as ImpressĂ”es serĂŁo mĂ©tricas fundamentais para medirmos o sucesso das tuas campanhas.Â
NĂŁo sabes como definir os teus objetivos para aumentar o potencial do teu negĂłcio?
Ă normal. Nem todas as dores de cabeça se curam com ben-u-ronÂź. Ăs vezes Ă© necessĂĄrio recorrer a um especialista. Contratar um especialista na ĂĄrea vai ajudar-te a potenciar o teu negĂłcio no mundo mĂĄgico da publicidade online.
NĂŁo existe resposta correta para esta pergunta. Se por um lado uma agĂȘncia de marketing te pode oferecer um serviço completo de publicidade no Facebook & Instagram, contratar internamente uma pessoa para assumir a publicidade em social media vai permitir a essa pessoa envolver-se emocionalmente e tecnicamente com negĂłcio, conhecendo-o em profundidade.
Assim, o melhor Ă© analisares as necessidades do teu negĂłcio, os recursos disponĂveis e a capacidade de crescimento no digital antes de tomares uma decisĂŁo.
Vantagens de contratar uma agĂȘncia de marketing para fazer publicidade online
Uma agĂȘncia de marketing Ă© um parceiro que trabalha lado-a-lado contigo para potenciar o teu negĂłcio. Algumas das vantagens em trabalhar com agĂȘncias de marketing sĂŁo:
- Acesso Ă uma equipa multidisciplinar sem os custos de pagar um especialista de cada Ă rea (design, publicidade online, social media, seo)
- Acesso Ă ferramentas de marketing digital sem ter de pagar mais por isso (Swonkie, SemRush, Ahrefs)Â
- Acesso a atualizaçÔes constantes acerca de algoritmos, funcionalidades e tendĂȘncias de mercado;
- Economia de tempo, pois ao delegares a responsabilidade da publicidade no Facebook & Instagram a uma agĂȘncia, podes focar-te nas operaçÔes principais do teu negĂłcio, enquanto os especialistas cuidam da tua publicidade.
Posto isso, independentemente da tua escolha: contratar uma agĂȘncia de marketing ou contratar um especialista de marketing internamente, Ă© importante que tenhas conhecimento bĂĄsico sobre publicidade no Facebook e Instagram para saberes exatamente o sucesso do teu investimento.
Se tiveres dĂșvidas ou precisares de ajuda para implementar estas dicas, a nossa equipa estĂĄ aqui para te apoiar no sucesso da tua prĂłxima campanha de publicidade no Facebook.
Petiscas? Ou nĂŁo arriscas?