Os três são plataformas online onde múltiplos vendedores disponibilizam produtos aos consumidores. Nestas três plataformas os compradores podem comparar preços, características e avaliações de produtos de diferentes vendedores e comprarem os seus produtos preferidos.
Vamos entender melhor o que é um Marketplace?
Um marketplace é uma plataforma online onde diferentes vendedores podem disponibilizar os seus produtos diretamente aos consumidores. O marketplace fornece a infraestrutura necessária para listar os produtos, processar pagamentos e, em muitos casos, até facilita a logística.
Os marketplaces podem ser especializados num determinado nicho de produtos, como a biano.pt, ou mais generalistas onde encontramos uma enorme variedade de categorias, como o kuantokusta.pt.
Nota adicional: o biano.pt é um marketplace português focado no setor de decoração e design de interiores.
Como potenciar o meu e-commerce com um Marketplace?
Os marketplaces são uma oportunidade incrível para potenciar negócios digitais, especialmente pequenos negócios com orçamentos mais baixos para publicidade digital.
Normalmente os marketplaces trabalham com um sistema de comissões sobre o valor da venda onde só há um gasto efetivo quando se realiza uma venda. Desta forma, este tipo de plataformas permitem às lojas online chegarem a uma vasta base de potenciais clientes sem investir em publicidade online diretamente para a loja online.
Nota importante: há muitos marketplace que também trabalham com modelos de CPC (custo por clique), contudo a tendência é a transição para modelos de CPA (custo por aquisição).
Para saber mais sobre CPC e CPA podes ler o nosso artigo de blog O que deves saber sobre publicidade no facebook para conseguir entender os resultados.
O modelo de pagamento ao marketplace por comissão permite aos negócios online, mesmo que com budgets de marketing digital reduzidos, trabalharem a sua notoriedade perante um público-alvo com elevado potencial de compra.
Mas as vantagens dos marketplaces não terminam por aqui!
Estas plataformas, embora coloquem as lojas online lado a lado com potenciais concorrentes, têm um posicionamento de grande credibilidade perante o consumidor final. Além da boa reputação que ganharam nos últimos anos, muitos marketplaces estabelecidos têm mecanismos de proteção ao comprador, o que gera um reforço extra nos consumidores na hora de comprarem.
Desta forma, negócios digitais com pouca notoriedade no mercado, usufruem de uma espécie de certificação de segurança perante o consumidor, que pode comprar sem receio, com a garantia do marketplace.
Principais vantagens de marketplaces para e-commerce
- Marketplaces com sistemas por comissão só representam gastos quando há vendas;
- Marketplaces com sistemas CPC permitem gerar tráfego qualificado;
- As lojas online podem chegar a potenciais clientes sem grandes investimentos;
- Negócios com orçamentos de marketing baixo podem aumentar a sua notoriedade;
- Marketplaces com mecanismos de proteção ao consumidor aumentam a confiança dos consumidores;
- Negócios com infraestruturas menos preparadas para a venda online podem usufruir de apoio logístico.
KauntoKusta: marketplace de sucesso em Portugal
O KuantoKusta é um exemplo de um dos marketplaces portugueses de maior sucesso no mercado nacional. Inicialmente começou por ser uma plataforma de comparação de preços que evoluiu para um marketplace completo, onde as lojas podem vender diretamente os seus produtos através da plataforma.
O que oferece o KuantoKusta a um e-commerce?
O KuantoKusta é uma das principais plataformas de e-commerce em Portugal, o que lhe dá uma enorme vantagem no alcance de potenciais compradores.
Com quase 20 anos de experiência e evolução, o KuantoKusta tornou-se uma referência no comércio eletrónico em Portugal, oferecendo não só comparação de preços, mas também uma vasta gama de produtos e serviços de apoio ao consumidor e aos vendedores.
O KuantoKusta oferece facilidade para obter visibilidade online
Para lojas online que querem aumentar a sua presença no mercado digital nacional, o KuantoKusta representa uma excelente oportunidade para alcançar uma vasta audiência que já está habituada a pesquisar e comprar online.
Estando presente no KuantoKusta, as lojas ganham visibilidade, alcançando consumidores que estão ativamente à procura de produtos específicos, sem necessidade de um grande investimento em campanhas publicitárias.
Curiosidade: sabia que o tráfego proveniente do KuantoKusta é muito qualificado e pode representar um bom input para melhorar o seu posicionamento orgânico?
O posicionamento orgânico consiste na tua posição orgânica (sem qualquer tipo de investimento) na SERP (Search Engine Result Page ou Página de Resultados de Pesquisa do Motor de Busca).
Contacte-nos para saber mais sobre como o KuantoKusta pode impulsionar o SEO
O KuantoKusta oferece uma ferramentas de comparação de preços
Uma das características mais diferenciadoras do KuantoKusta é a sua ferramenta de comparação de preços, que é amplamente utilizada por consumidores para comparar preços de diferentes lojas num único produto.
Mas que vantagens oferece a comparação de preços às lojas online?
- Competitividade de preço: permite acompanhar o preço dos concorrentes em tempo real, ajudando a ajustar a estratégia de preços para ser mais competitiva.
- Destaque da melhor oferta: quando uma loja tem o melhor preço, o KuantoKusta destaca automaticamente essa oferta no topo da lista, dando mais visibilidade ao produto e aumentando a probabilidade de conversão.
- Benchmarking: além do preço, também é possível analisar variáveis como prazos de entrega e condições de devolução dos concorrentes, ajudando a melhorar a competitividade global da oferta.
Precisas de ajuda para escolher o marketplace certo para o teu negócio?
Para tirar o máximo partido de um marketplace, é importante escolher a plataforma que melhor se adequa ao teu tipo de negócio. Para isso é preciso analisar minuciosamente:
- Se o teu público-alvo está no marketplace: a tua audiência está presente nesse marketplace? Pretendes vender só no mercado nacional ou também no internacional? Tens um produto de nichos ou mais global?
- As comissões e custos do marketplace: cada marketplace cobra diferentes taxas e comissões sobre as vendas. Para entrar em qualquer plataforma do género precisas de verificar quais os valores de comissões e eventuais custos adicionais mas também é muito importante tem completo conhecimento sobre as tuas margens de lucro e quais os valores de comissão que são adequados assumir como custo sem pôr em causa a rentabilidade do negócio.
- Processo de onboarding: Muitos marketplaces têm requisitos muito exigentes para as lojas online entrarem como vendedores. Analisa bem o que é necessário e garante que consegues cumprir os requisitos antes de assumir quaisquer compromissos.
- As ferramentas de suporte ao vendedor: Algumas plataformas oferecem mais suporte, desde análise de dados até ferramentas de marketing, o que pode ser um diferencial importante.
Os marketplaces são uma ferramenta poderosa para impulsionar os negócios digitais, mas nem sempre é fácil ultrapassar todos os imprevistos antes de conseguir integrar um marketplace como vendedor.
Na spotmarket.pt temos uma equipa que pode ajudar no processo de seleção e onboarding para que o teu e-commerce comece já a faturar em marketplaces.