Os donos de e-commerce mais experientes sabem que a chave para o sucesso não é apenas criar campanhas de publicidade online, mas sim criar uma estrutura de campanhas que faça sentido, enquanto as otimizamos continuamente de forma a maximizar os resultados.
Neste case study, vamos mostrar como uma farmácia online conseguiu aumentar suas vendas (e receita) enquanto reduzia os custos de publicidade – tudo aplicando uma gestão inteligente de Google Ads.
Resultados e-commerce: 2024 vs 2023
Graças a uma estratégia baseada em dados, de 1 de janeiro a 18 de setembro de 2024, obtivemos os seguintes resultados:
- +1,71% de taxa de conversão
- +6,83 de ROAS (Return on Ad Spend)
- 6350€ de receita adicional
- Custo por compra reduzido em 1,50€
- -669€ de investimento total em publicidade quando comparado ao homólogo de 2023
Estes números podem ser explicados em 3 partes:
1 – Análise inicial: Compreender o Mercado e a Concorrência
2 – A Estratégia de Google Ads: Aumentar o alcance apenas nos produtos certos
3 – Gestão Eficaz do Orçamento: Focar no que Funciona
1. Análise inicial e-commerce: compreender o mercado e a concorrência
Este cliente é um retalhista que comercializa produtos de marcas já bem conhecidas, para o consumidor final – como Vichy e Uriage.
Nestes casos, mais importante que focar na construção da marca, o sucesso do e-commerce depende do entendimento sobre o que o mercado está a comprar e garantir um posicionamento de preço competitivo.
Usando o Google Merchant Center, foi possível identificar as marcas e produtos mais procurados, assim como os preços mais baixos praticados pela concorrência.
A partir dessa análise, selecionamos os produtos com maior potencial de venda para maximizar a rentabilidade.
2. A estratégia de Google Ads para farmácia online: aumentar o alcance apenas nos produtos certos
O título pode parecer óbvio, mas nada disto é claro se não for feita uma análise rigorosa para sabermos quais são os produtos certos.
Só a partir daqui conseguimos montar uma estrutura de campanhas que faça sentido com a repartição do orçamento disponível.
Foi o resultado do cruzamento de informação entre marcas mais procuradas e os produtos com o preço mais competitivo
O próximo passo foi utilizar o Google Ads como um impulsionador, ampliando o alcance e a frequência de exibição destes produtos.
Saber quais as marcas que geram mais lucro permite criar campanhas que se foque neles apenas de forma precisa e eficiente.
⚠️No entanto, é importante não hipersegmentar as campanhas. ⚠️
Campanhas com 10 ou 15 produtos podem dificultar a otimização do algoritmo, gerando resultados voláteis e inconsistentes.
A chave para o sucesso foi encontrar um equilíbrio entre segmentação e volume.
3. Gestão eficaz do orçamento em Google ADS: focar no que funciona
Uma gestão eficaz do orçamento foi fundamental para garantir o sucesso contínuo das campanhas.
Produtos sazonais, como protetores solares, que vendem bem no verão, precisam ser substituídos por outros à medida que a sazonalidade muda.
Além disso, é importante monitorar o investimento em marcas populares, como Vichy ou Uriage.
As plataformas podem criar a tendência de otimizar para produtos com mais cliques com o objetivo de ter mais compras (principalmente em contas que estão a começar e que tem falta de conversões para alimentar o algoritmo).
Por isso, focar nas marcas e produtos que realmente têm um bom posicionamento de preço é essencial.
Tens uma farmácia online e precisas de ajuda com o marketing digital?
Este estudo de caso demonstra como a otimização contínua e a gestão estratégica de campanhas de Google Ads podem gerar resultados expressivos para e-commerces.
Ao identificar as oportunidades certas, focar nos produtos mais competitivos e ajustar o orçamento de forma eficaz, é possível aumentar as conversões, maximizar o ROAS e reduzir os custos – mesmo investindo menos.
A chave para o sucesso neste caso, foi não parar de otimizar as campanhas conforme as mudanças do mercado e do consumidor.
Se estás à procura de formas de otimizar as tuas campanhas de Google Ads e aumentar a rentabilidade do teu e-commerce, entre em contacto connosco.
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